Logo João Gabriel

Biografia


 

Nascido em 04 de dezembro de 1985 em Niterói /RJ, João Gabriel Daflon Devolder, filho de José Gabriel e Lilian, demonstrou seu interesse pela música muito cedo, sempre incentivado por seu pai, que ouvia as músicas que ele cantava após chegar do colégio.

Aos oito anos de idade, na noite niteroiense, no bar Brasileirinho, às sextas-feiras, começou a se destacar cantando com Alexandre Guerreiro. Aos domingos, apresentava-se no Haras São Sebastião e cultivou um grande público. Às quartas-feiras, fazia parte da banda Cartão Postal no Baile da Terceira Idade, no Clube Canto do Rio, onde recebia um público de 600 pessoas.

Tal sucesso chamou a atenção de inúmeros jornais, revistas e tevês, onde saiu nas capas e manchetes de diversos veículos de imprensa.

Aos nove anos, recebeu um convite da Prefeitura do Rio de Janeiro para fazer a abertura do show da cantora Selma Reis na Praia do Arpoador, no Projeto Som nas Ondas, para aproximadamente 20 mil pessoas.

Um tempo depois, durante uma exposição em Cordeiro, visitou o hotel onde estavam hospedados Leandro e Leonardo. Ao cantar a música “Eu Juro” – grande sucesso da dupla para o empresário dos cantores no corredor do hotel, despertou o interesse de Leandro. O sertanejo ouviu a voz de João Gabriel de dentro de seu quarto e foi conferir quem estava cantando. Impressionado, Leandro levou João ao seu quarto e cantou com ele algumas músicas. Nesse mesmo dia, João Gabriel subiu ao palco em um show do Leandro e Leonardo e foi musicalmente apadrinhado por Leandro. Em seguida, recebeu o convite para participar de outro show da dupla no Canecão, tradicional e extinta casa de espetáculos da Zona Sul do Rio.

A convite da TV Globo, João Gabriel teve a oportunidade de cantar com Zezé Di Camargo e Luciano. A gravação foi em Sete Lagoas, em Minas, e foi exibida no Fantástico.

Pouco depois, João Gabriel assinou contrato com a gravadora Universal Music e lançou seu primeiro CD. Convidado pelo cantor e compositor Altay Veloso, João Gabriel compôs a ópera “Alabê de Jerusalém”, onde interpretou o Menino Jesus ao lado de artistas consagrados, como Alcione, Elba Ramalho, Jorge Vercillo, Jorge Aragão, Fafá de Belém, Ivan Lins, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Lenine, entre outros.

Aos 12 anos, divulgou a música “Pra ter seu amor”, versão de “How Deep is Your Love”, do Bee Gees, no show de abertura da dupla Leandro e Leonardo, no clube Mauá, no Rio. Pela primeira vez, João Gabriel se emocionou ao ouvir um público com mais de 30 mil pessoas cantando sua música. Neste mesmo ano, ele recebeu da Câmara de Vereadores de Niterói, a Medalha Leila Diniz, simbolizando assim a sua importância para a cidade.

Aos 13 anos, com a fusão das gravadoras Poligran/Universal, João Gabriel teve seu contrato rescindido, porém continuava fazendo shows.Aos 16 anos, gravou seu segundo CD pela BMR, que foi distribuído pela Sony Music. Aos 18 anos, morou durante seis meses no México. A experiência o deixou fluente na língua espanhola. Em sua volta ao Brasil, ingressou na Faculdade de Direito. Porém, no 4o período, percebeu que o seu destino era o palco e não os tribunais. Trancou a matrícula e correu atrás do que sabe fazer melhor: cantar.

Aos 20 anos, pela LC Music, João Gabriel lançou o seu terceiro CD pela Seven Universal Music. Sempre acreditando no sucesso musical, João Gabriel conseguiu conquistar e manter um público fiel em Niterói, quebrando a barreira em uma das cidades que apresentava uma rejeição ao gênero sertanejo. Aos 21 anos, filmou o clipe da música de trabalho “Feche os Olhos”, com a participação da atriz Luciele Di Camargo, irmã de Zezé Di Camargo.

O seu passado dá sustentação ao seu presente e o consolida como um dos precursores no sertanejo no Rio de Janeiro. João Gabriel passa a fazer constantes shows em Casas noturnasem Copacabana, Leblon, Lapa, Barra da Tijuca, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Itaipava, Friburgo, Macaé, São Fidélis, Maricá, Búzios, etc. Além de festas e exposições em todo o estado.

Em 2012 grava o clipe da música “Tuntitunti”, ao lado das bailarinas do Faustão, do coreógrafo Carlinhos de Jesus – diretor artístico de seus shows -, do DJ Olin Batista. A música entrou na trilha sonora do programa “Caldeirão do Huck”, na Globo, e na trilha da novela “Balacobaco”, da Record, junto com as canções “Hoje Tem” e “Merci Bocu”. Em 2013, o clipe de “Tuntitunti” entrou na programação do Multishow, no TVZ.

Ainda em 2013, João gravou o making of da canção “Como Faz”, música de trabalho em Salvador, capital onde o cantor ganhou disco de ouro e enorme destaque em toda a imprensa.

No mesmo ano, o artista lança o disco “João Gabriel”, uma coletânea de sucessos com canções inéditas, como “Vai e Vem”, “Melodia”, “Caladinha” e “Moro Até na Lua” atual música de trabalho.

Sua voz marcante e enorme presença de palco chamaram a atenção da gravadora Som Livre, com quem assinou contrato em 2014. Em 2015 estreou os clipes de “Vai e Vem” e “Pra Vida Inteira” no programa TVZ do Multishow e no canal do cantor no YouTube. No final deste mesmo ano, lançou o EP “Mais de Mim”, trabalhando a faixa “Faço Tudo”, que foi sucesso em todo o Brasil.

Além destas novas promessas de sucesso nas paradas musicais, João Gabriel canta as músicas “Coisa de ex” e “Vou falar pro Juliano”. Seu setlist também conta com pout pourri das músicas baianas “Baianidade Nagô/Eva/ Prefixo De Verão”, clássicos do sertanejo “Evidências”, “Boate Azul” e “Telefone Mudo”, além de pop rock com “Save Tonight” e “Será” (Legião Urbana), todas com releituras sertanejas acompanhadas pelo acordeom e guitarra.

“Costumo colocar músicas antigas nos shows e sempre criando um novo jeito de cantar e arranjar”, diz João Gabriel.

João Gabriel é uma das maiores revelações do sertanejo e o primeiro carioca a se dedicar ao gênero, sua música chegou como um meteoro na terra dos “bambas” do samba conquistando o público. O ano de 2016 mostrou-se um ano promissor para o cantor sertanejo, com agenda cheia de shows em casas noturnas, ele foi uma das atrações principais do evento Festeja, realizado em Niterói e São Gonçalo, além da apresentação em outros grandes eventos como Réveillon de Copacabana, Festival de Inverno e Verão (Bahia) e Réveillon da Praia de Icaraí. Neste ano, João Gabriel lançou seu sexto álbum, “Mais de Mim” pela Som Livre, com participações como, como Maiara e Maraisa, João Bosco e Vinícius e Thaeme e Thiago.

No final de 2016, o cantor lançou seu clipe “Amanhã Tem Mais”, que teve a participação da dupla Maiara e Maraisa, no Youtube e durante um curto período de tempo alcançou mais de 1 milhão de visualizações na plataforma digital.